Segundo a gerente de políticas públicas do YouTube Brasil, Alana Rizzo, essas mudanças vem para reforçar o conjunto de regras da plataforma, chamada internamente de “os quatro erres”: Remover, Reduzir, Recomendar e Recompensar.
A gerente explicou que a remoção de um vídeo será decidida em um trabalho conjunto entre humanos e os algoritmos. A plataforma destacou ainda que vai recomendar fontes confiáveis de informação na própria plataforma.
Ontem, o YouTube lançou em parceria com o Centro Internacional de Jornalistas a iniciativa chamada de Jogo Limpo para recompensar editores de notícias, criadores de conteúdo e campanhas relacionados a política que atuem contra fake news.
O projeto Jogo Limpo prevê o pagamento de bolsas de até US$ 25 mil (cerca de R$ 124 mil) para ideias que ajudem a reduzir a desinformação na plataforma. O valor total investido pelo YouTube nessa iniciativa é de US$ 150 mil (R$ 744 mil).
Ainda segundo Alana Rizzo, 25,8 milhões de vídeos foram removidos do YouTube em 2021 por violação das diretrizes. Desse total, 24,3 milhões (94,3 %) foram retirados pela detecção automática do sistema, e 1,4 milhão por reclamações de usuários.
Rizzo contou também que 69,7% dos vídeos removidos globalmente foram eliminados da plataforma com, no máximo, 10 visualizações. Quem também teve conteúdos deletados foi o presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
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