De acordo com essas fontes, a mudança de posicionamento está diretamente relacionada ao metaverso, uma vez que ele tende a ser mais lucrativo que o mercado de podcasts.
Além do metaverso, o relatório observa que a empresa-mãe do Facebook, Meta Inc, também está voltando sua atenção para projetos de vídeo de formato curto ao estilo TikTok. O Facebook tem lutado para atrair usuários jovens para sua plataforma nos últimos anos e essa é uma maneira encontrada pela rede social.
Procurado para comentar o assunto, o Facebook disse por meio do seu porta-voz que a empresa não desistiu completamente do mercado de podcasts. No entanto, a rede social se recusou a compartilhar estatísticas de público.
Quando o Facebook anunciou a sua entrada no segmento de Podcast, a ideia era concorrer com Spotify, Clubhouse e Apple. Contudo, apesar de gastar consideravelmente em um programa para treinar novos criadores, a rede social não teve bom resultado nos mercados onde a iniciativa foi testada.
Paralelo a isso, apesar da mudança de posicionamento, o Facebook deve continuar disponibilizando as tradicionais Salas de Áudio ao vivo. Isso porque o recurso acabou atraindo um bom número de usuários.