Instagram, TikTok, WhatsApp… Qual está na frente? Veja a lista completa e entenda quais são mais relevantes para sua estratégia digital!
As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023 são:
1. WhatsApp (169 mi)
2. YouTube (142 mi)
3. Instagram (113 mi)
4. Facebook (109 mi)
5. TikTok (82 mi)
6. LinkedIn (63 mi)
7. Messenger (62 mi)
8. Kwai (48 mi)
9. Pinterest (28 mi)
10. Twitter (24 mi)
Desde 2020, estamos testemunhando significativas mudanças nos hábitos digitais das pessoas em todo o mundo. Durante e após a pandemia de Covid-19, o consumo de informações nos mais variados formatos dentro das mídias sociais aumentou significativamente — e permaneceu alto. Isso acabou gerando algumas novidades na lista das 10 redes sociais mais usadas no Brasil.
O número mais recente, do fim de 2022, indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 46 minutos por dia conectados às redes sociais. Nesse quesito, perdemos apenas dos nigerianos, que passam quase 1 hora a mais que nós de olho no celular.
Falando de aplicativos, temos consolidações no cenário, como a adoção generalizada do TikTok, que conquistou de vez celebridades, jovens e marcas no país. E, pela primeira vez na nossa lista, surge um app que ainda está fora do radar de muita gente: o Kwai.
Em que posição você acha que ele ficou nos 10 mais? E quem será o líder do ranking? Os números que apresentamos abaixo são retirados do relatório de fevereiro de 2023 produzido em parceria por We Are Social e Meltwater. Muitas redes sociais, porém, divulgam números oficiais diferentes, enquanto outras fazem segredo. Assim, combinamos as informações mais confiáveis para chegar ao ranking definitivo.
Confira então, neste post, as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023! E se você chegou aqui querendo aprender mais sobre o uso profissional das redes, inscreva-se gratuitamente na RD University. Basta deixar seu email abaixo para ter acesso a cursos gratuitos de diversas disciplinas do Marketing Digital, incluindo mídias sociais. Vamos lá?
As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023
No Marketing Digital, redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo. E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as mais populares, que têm maior número de usuários.
A lista com as 10 redes sociais mais usadas no Brasil, que atualizamos todos os anos, costuma gerar polêmica sobre o que pode ser incluído. Usamos a definição a seguir, da nossa Página Épica de Redes Sociais
Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Muitos confundem com mídias sociais, porém as mídias são apenas mais uma forma de criar redes sociais, inclusive na internet.
Sem mais delongas, vamos à lista que você entrou aqui para ler:
1. WhatsApp
O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Por aqui, aliás, o aplicativo ganhou até o “carinhoso” apelido de zapzap.
Pela base de cálculos usadas pela We Are Social e Meltwater, ele passou a ser, também, a rede social mais usada do Brasil como um todo em 2023. A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.
A Statista, por sua vez, aponta que o número é de 147 milhões de usuários, enquanto a Forbes cita um número parecido com a fonte principal de post: 165 milhões. Seja qual for o dado, ele coloca o WhatsApp no primeiro lugar da lista das redes sociais mais usadas no Brasil.
Para muitos brasileiros, vale lembrar, o WhatsApp é literalmente “a internet”. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por isso, muita gente se informa através dele.
E muitos negócios vivem também do app verdinho! Você certamente já conversou com uma empresa pelo Whats, não é mesmo? E provavelmente também já falou com um chatbot programado para trazer um atendimento personalizado.
Cada vez mais as empresas estão se posicionando no WhatsApp, justamente por sua popularidade entre os brasileiros. A Meta, dona do app, diz que 5 milhões de PMEs já têm contas ativas no WhatsApp Business.
Ele também pode ser muito útil para você! Confira abaixo duas ferramentas gratuitas muito simples de instalar e usar para conectar o seu negócio ao WhatsApp, além de um vídeo com especialistas falando sobre a nova tendência: o Marketing Conversacional.
Add Comment