Notícias

China estabelece novas regras para evitar que jovens fiquem viciados em internet

A Administração do Ciberespaço da China decidiu tomar medidas para evitar que os jovens fiquem viciados em internet. As novas regras de horários para as pessoas menores de 18 anos incluem o uso do chamado “modo menor”, em tradução literal, em celulares, tablets e relógios.

As restrições serão baseadas em idade. Adolescentes entre 15 e 18 anos terão duas horas de uso de internet por dia no celular. Conforme as regras, os menores de 18 anos também ficam proibidos de acessar a internet das 22h às 6h.

Os adolescentes chineses não poderão usar a internet durante a madrugada.Os adolescentes chineses não poderão usar a internet durante a madrugada.Fonte:  GettyImages

A obrigação de cumprir o novo regulamento é das plataformas online, mas ainda não há penalidade para quem não cumprir. Os pais ainda têm autonomia para modificar manualmente algumas regras.

O governo chinês não é o primeiro a apresentar regras do tipo. Nos Estados Unidos, os estados do Arkansas, Utah e Louisiana têm projetos para restringir o acesso de crianças à internet e redes sociais.

Também não é a primeira tentativa da China na luta contra o vício. Em 2021, a Tencent, maior empresa de internet do país, precisou apoiar a limitação de tempo em jogos online para menores de idade para conter a compulsão.