Notícias

WhatsApp testa recurso de verificação de conta via e-mail

Em breve, o WhatsApp ganhará mais um recurso adicional de segurança e privacidade. O popular aplicativo da Meta permitirá que os usuários vinculem um endereço de e-mail ao número para a verificação de contas.

A nova opção se torna útil para pessoas que perderam ou tiveram o celular roubado e precisam acessar o app em um novo dispositivo. Bem como, deve facilitar o acesso a contas quando o usuário tiver problemas de conexão à rede ou servidor.

Celular aberto no WhatsAppTela do recurso para veiculação uma conta de e-mail no WhatsApp

Atualmente, as contas do WhatsApp estão apenas vinculadas a um número. Caso a pessoa perca o acesso ao número, ela também corre o risco de perder a conta no comunicador. Então, o recurso de verificação de e-mail se torna mais opção para a recuperação do acesso.

Conforme o WABetaInfo, anova funcionalidade já está disponível na versão beta do app (2.23.16.15). A princípio, a vinculação de um endereço de e-mail será um recurso opcional para os usuários.

Por estar em desenvolvimento, não há informações sobre como esse recurso de segurança atuará. Contudo, é esperado que, ao cadastrar o e-mail, o WhatsApp sempre envie um código de verificação para o endereço vinculado que for solicitado pela pessoa.

Vale dizer que o comunicador da Meta já permite que os usuários cadastrem um e-mail para proteção da conta usando o PIN. Dessa maneira, caso a pessoa esqueça o código, pode receber um link para redefini-lo no endereço cadastrado.

WhatsApp vem aumentando as funcionalidades de proteção de conta contra ataques.WhatsApp vem aumentando as funcionalidades de proteção de conta contra ataques.Fonte:  Getty Images/Reprodução

Quando o login com e-mail chegará ao WhatsApp?

O suporte para verificação da conta via e-mail do WhatsApp iniciou os primeiros testes na versão beta do app. Portanto, a novidade ainda deve demorar alguns meses antes de ser disponibilizada para o público geral.

Contudo, o comunicador oferece vários outros recursos de segurança e privacidade. Incluindo verificação de dois fatores, backup criptografado no Google Drive e funções de proteção de conta e verificação de dispositivos contra hackers.