Para acessar as empresas e profissionais basta apenas criar um perfil no LinkedIn. Nele o candidato deve registrar seus dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e demais qualificações. É possível adicionar também um breve resumo de sua trajetória e anexar links para outros sites e publicações externas.
Após completar o cadastro, é preciso criar uma lista de contatos, de pessoas e empresas ligadas ao ramo em que deseja atuar. Esse networking vai fazer toda a diferença na visibilidade do perfil, além de ser uma ótima estratégia para criar novas conexões com os profissionais da mesma área. A plataforma disponibiliza também comunidades nas quais é possível adquirir mais informações e fortalecer a rede de contatos por meio de interações e postagens.
Além disso, o LinkedIn tem outra função bem útil: as recomendações. Por meio dessa rede social, é possível indicar e receber indicações de colegas que já trabalharam em uma dada empresa. Isso contribui para a maior visibilidade do perfil e aumenta as chances de contrato. Nesse sentido, uma dica é colocar palavras chaves que são relevantes na área de atuação para que o perfil seja encontrado com mais facilidade.
Dicas
Para que o seu perfil no LinkedIn seja mais atrativo, escolha uma foto com um nível de formalidade adequado e que leve em consideração o seu meio de trabalho. Nesse sentido, o ideal é dar preferência a um retrato neutro e que reforce sua identidade enquanto profissional.
Além disso, preencha o máximo de sessões e, se possível, crie uma URL personalizada. A plataforma oferece algumas opções de customização que vão ajudar a criar uma identidade visual para o seu perfil.