No total, a rede social disponibiliza dois recursos que possibilitam essa automatização e podem facilitar o trabalho de quem realiza vendas na plataforma: o Respostas Salvas e o Perguntas Frequentes. Ambas as possibilidades somente estão disponíveis para contas configuradas como criadores de conteúdo ou empresas.
Além disso, ainda é possível se utilizar de um recurso de mensagem instantânea se você fez a conexão do seu perfil do Instagram com uma página do Facebook. Confira, a seguir, o passo a passo para habilitar e utilizar essas funções.
Como usar as Respostas Salvas no Instagram
O recurso de Respostas Salvas permite a você criar mensagens prontas que, posteriormente, são sugeridas pelo aplicativo através de atalhos no teclado nas respostas diretamente no Messenger (antigo Instagram Direct).
- Acesse o Instagram e, na página de perfil, clique no ícone de três traços no canto superior direito;
- Na janela que será exibida em seguida, selecione o menu “Configurações”;
- Toque em “Empresa” ou “Criador de Conteúdo”, dependendo do tipo do perfil você possui e clique em “Respostas salvas”;
- Para criar uma resposta salva, toque sobre o ícone de “+” do lado direito da tela;
- No campo “Atalho”, insira a palavra que iniciará a resposta. Assim, no momento em que você digitar o termo, a mensagem será sugerida pelo aplicativo. No campo abaixo, digite o texto completo;
- Por fim, toque no ícone de “Salvar”. Para remover a mensagem, basta apenas acessar a mesma aba de edição e tocar em “Excluir resposta salva”.
Além do método descrito acima, você também pode configurar as Respostas Salvas diretamente nas mensagens diretas.
- Abra uma conversa e toque em “+” no campo de digitação;
- No menu expandido, toque no ícone de “Conversa”;
- Clique em “+” para adicionar uma nova mensagem;
- Preencha os campos e toque em “Salvar”.
E usar o recurso é bastante simples.
- Abra uma conversa e comece a digitar o atalho ou toque no ícone de “Mensagem” para ver as opções de resposta;
- Toque no balão da resposta salva para carregar o conteúdo e envie-o;
Como usar o recurso Perguntas Frequentes no Instagram
Com o recurso Perguntas Frequentes, como o nome já denuncia, permite a criação de mensagens automáticas no Instagram para sanar dúvidas comuns. Vale ressaltar que a função permite elaborar até quatro opções de respostas.
- Acesse as Configurações do Instagram e toque em “Empresa” ou “Criador de Conteúdo”;
- Selecione “Perguntas frequentes”;
- Preencha o campo “Pergunta” e depois insira uma resposta no espaço abaixo;
- Por fim, clique em “Salvar”.
Como enviar respostas automáticas com o Facebook
Embora não seja possível criar diretamente a opção de enviar mensagem automática diretamente no Instagram, é possível contornar essa situação usando a conexão entre a rede social e o Facebook — basta apenas que você tenha conectado seu perfil com uma página. Caso não tenha feito isso, veja como vincular uma conta comercial do Instagram ao Facebook.
- Entre no Meta Business Suite , selecione a aba “Caixa de Entrada” no menu esquerdo e clique em “Respostas automáticas”;
Acesse a plataforma de Business e clique em “Respostas automáticas” (Captura de tela: Matheus Bigogno) - Clique sobre a opção “Resposta Instantânea” na lateral esquerda da tela e, caso necessário, ative o recurso para enviar mensagens automáticas;
- Deixe marcadas as opções “Messenger” e “Instagram” e digite a mensagem automática no campo indicado;
- Por fim, clique em “Salvar alterações”.
Veja como mandar mensagem automática no Instagram usando o Meta Business Suite (Captura de tela: Matheus Bigogno)
Pronto! A partir de agora, você conhece novas maneiras de automatizar o seu atendimento pelas redes sociais, além de saber como colocar respostas automáticas no Instagram.