A Opera anunciou, nesta terça-feira (20), que o Opera One está disponível para download gratuito no Windows, Mac e Linux. O navegador tem uma IA generativa integrada, chamada Aria, e vem com o chamado Design Modular e recursos como as Tab Islands, que são ferramentas para organizar as abas.
Anunciado em abril, o Opera One estava em fase de testes e é o substituto do Opera, que está chegando em sua centésima versão. De acordo com a empresa, o browser foi repensado e redesenhado para oferecer os benefícios da inteligência artificial.
A Aria foi desenvolvida em colaboração com a OpenAI e pode ser acessada por meio de linhas de comando como CTRL+ (no Windows) ou CMD+ (no Mac). Os códigos podem ser digitados para que o usuário interaja e realize perguntas, no mesmo modelo conversacional do ChatGPT.
O Opera One é um navegador com uma IA nativa chamada Aria.
O navegador, que utiliza a plataforma GPT, tem prompts contextuais que podem ser acessados ao clicar com o botão direito ou destacar um trecho de texto no navegador.
Com a IA, o Opera One também oferece a opção de adicionar resultados ao vivo da web, permitindo a colaboração para procurar informações online, obter respostas sobre produtos, gerar texto e até códigos de programação.
Os serviços da IA estão disponibilizados na barra lateral do navegador. Para consultar a IA, é preciso abrir a barra lateral e fazer login ou se cadastrar com uma conta gratuita do Opera.
Design Modular
No quesito visual e de funcionalidades, o Opera One está baseado no conceito de Design Modular. Com isso, o browser vai aprendendo e se adaptando ao estilo de uso de cada pessoa, garantindo que somente os recursos mais utilizados ficarão em primeiro plano. A promessa é que os usuários ganharão uma navegação mais fluida.
Para entregar a interface toda pensada em adaptação, o novo navegador utiliza o Multithreaded Compositor. Ele é uma ferramenta que coordena o processo de renderização em um navegador, interpretando códigos HTML, CSS e JavaScript para gerenciar o que está sendo exibido na tela.
A promessa é que o Design Modular adaptará o software às necessidades dos usuários.
Tab Islands
Outro elemento chave no navegador, de acordo com a própria Opera, são as Tab Islands. Elas são uma tecnologia que permite que o comportamento das abas seja alterado e varie de acordo com a experiência de cada pessoa.
As abas podem ser organizadas em grupo, além de serem movidas, salvas para retornar a elas mais tarde ou até mesmo etiquetadas.
O Opera One permite a separação de abas por etiquetas com cores (Imagem: Opera/Divulgação)
Em um exemplo, quem utilizar o novo navegador gratuito poderá criar um grupo de abas com páginas sobre itinerário de viagens, pesquisa de hotéis, rotas e passeios turísticos quando se estiver buscando um lugar para passar férias. Ainda é possível criar automaticamente uma ilha de abas para separar documentos específicos de trabalho.
Add Comment