Um dos exemplos mais claros disso é a revelação por parte do site “The Information” de que a empresa pretende pagar até 50 mil dólares (pouco menos de R$ 281 mil, em conversão direta) para que músicos e celebridades utilizem o recurso Live Audio Rooms, serviço copiado semelhante ao visto no Clubhouse.
Segundo a publicação, que diz ter fontes internas confiáveis que forneceram a informação, o “Facebook está se oferecendo para pagar a músicos e outros criadores de US$ 10.000 a US$ 50.000 por sessão em seu produto de áudio ao vivo de cinco meses, mais uma taxa para convidados de US$ 10.000 ou mais”
Em troca, o Facebook conta com a hospedem de quatro a seis sessões com pelo menos 30 minutos de duração, podendo entregar assim mais uma alternativa de receita a músicos e criadores de conteúdo que se baseiam na produção de áudio como alternativa atualmente.
O estimulo financeiro para usar um serviço da empresa não chega a ser uma novidade. Recentemente, o Meta fez algo parecido para estimular a utilização do Instagram Reels, pagando até US$ 35 mil por publicações na plataforma e assim fazer frente ao consolidado TikTok na criação de vídeos curtos.
Por enquanto, ainda não existem informações quanto a como isso será realizado (se os produtores de conteúdo poderão se candidatar ao projeto ou se a empresa realizará o convite de forma ativa) ou se isso não passa de um rumor e se brasileiros serão elegíveis para participação.