O Pinterest, rede social com foco em imagens, anunciou que vai bloquear todas as postagens com conteúdo de desinformação climática, removendo os posts que distorçam ou neguem os fatos da crise climática, sejam eles em formato de anúncio ou conteúdo “orgânico” – que não contam com patrocínio.
Os parâmetros anunciados pela plataforma para que uma postagem seja excluída, são: conteúdos que neguem a existência ou os efeitos das mudanças climáticas ou de suas causas humanas, conteúdos que “deturpem dados científicos” para minar a confiança na ciência do clima e informações prejudiciais, falsas ou enganosas sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos, informa o The Guardian.
“O Pinterest acredita em cultivar um espaço confiável e verdadeiro para quem usa nossa plataforma. Esse movimento ousado é uma expansão de nossas diretrizes mais amplas de desinformação, que desenvolvemos pela primeira vez em 2017 para abordar a desinformação de saúde pública”, disse Sarah Bromma, chefe de políticas da empresa.
Empresas de mídia social estão sob crescente pressão para conter desinformação prejudicial em seus sites, embora alguns legisladores e usuários critiquem as plataformas de tecnologia como exageradas em suas regras de conteúdo, lembra a Reuters.
O Pinterest afirma que fechou uma parceria com grupos como o Conscious Advertising Network para desenvolver a nova política com base em temas comuns de desinformação vistos nas plataformas e disse que suas regras podem evoluir à medida que novas narrativas ou tendências surjam.
Add Comment